Num mundo em constante mudança, inteligência não é saber muito, mas sim ter capacidade de relacionar informação e adaptar às novas situações.

A FLEXIQ é uma jovem marca Belga de jogos de cartas / tabuleiro que visam o estímulo da FLEXIBILIDADE COGNITIVA para que crianças e adultos desenvolvam (de uma forma lúdica) essa capacidade de adaptação e reação.

A missão da marca FLEXIQ é focada no desenvolvimento de habilidades em áreas como o foco, velocidade de reação, pensamento avançado e estratégico, resolução de problemas e memória.

A Flexibilidade Cognitiva depende do lóbulo pré-frontal do cérebro e tem um papel muito relevante na aprendizagem e capacidade de resolução de problemas complexos. Permite-nos selecionar a estratégia que devemos utilizar para nos adaptarmos às diferentes situações que vamos encontrando no dia a dia ao longo da vida.

Ajuda-nos a captar a informação do ambiente e responder de forma flexível, ajustando assim o nosso comportamento às mudanças e exigências de cada situação tornando-nos assim mais toleráveis às alterações físicas, mas também conceptuais ou ideológicas.

A Flexibilidade Cognitiva está muito relacionada com a empatia e com a nossa forma de interação social. O desenvolvimento desta competência é extremamente importante iniciar-se desde tenra idade quando o lóbulo frontal está em maturação (até aos 20 anos) pois irá ajudar (particularmente as crianças) a reagirem melhor a novas situações e assim evitar as birras e a recusa em transitarem de tarefa ou de mudanças de rotina. Ajuda assim muito as crianças que apresentam alguma rigidez cognitiva ou dificuldade na relação interpessoal como é o caso das crianças autistas.

Na vida ativa, ajudam a captar várias dimensões de uma mesma realidade, ver de diferentes perspetivas e estabelecer relações ocultas, podendo encontrar facilmente várias soluções para um mesmo problema. As pessoas com flexibilidade mental toleram melhor os erros e mudanças de planos, têm maior facilidade para se colocarem no lugar do outro, e chegam mais facilmente a acordos comuns.

Repercute-se depois nos gerontes pois ajuda a combater as doenças degenerativas mentais como a alzheimer que (à medida que a população vai envelhecendo cada vez mais) vão-se assumindo como os grandes desafios para a medicina e para a qualidade de vida na velhice.

Em suma, a FLEXIBILIDADE COGNITIVA é uma competência que implica um processo de aprendizagem; envolve a adaptação do conhecimento às transformações ambientais sendo que essa adaptação será feita para novas situações que saíam da rotina habitual do indivíduo e nada melhor que estimular isso através do jogo que proporciona momentos muito divertidos em grupo / família. Esse é fito da marca FLEXIQ

A Dream Toys é o representante e distribuidor exclusivo da marca FLEXIQ em Portugal.

Representamos e distribuímos os melhores brinquedos do Mundo.