PlanToys

O Caminho Sustentável da PlanToys!


Com o intuito de explicar ao Mundo o porquê da PlanToys ser realmente uma marca diferente e com a intenção de expor as nossas particularidades e diferenças em relação a outros fabricantes de brinquedos, reunimos 21 importantes curiosidades sobre a PlanToys.


1. Qual foi a inspiração para fundar uma empresa de Brinquedos?

Por volta de 1981, Vitool Viraponsavan, o fundador da PlanToys iniciou este projeto que tem inspirado crianças e famílias em todo o mundo desde então, e até hoje, a PlanToys opera com a crença de que é nossa missão ajudar a educar e inspirar a sociedade a privilegiar a preservação do meio ambiente, segurança infantil e desenvolvimento sustentável. Ao criar filhos que são ambientalmente conscientes e criativos, é sua esperança que eles se tornem indivíduos que entendam o valor da vida, valorizem a natureza, a conexão e a brincadeira. Se um pequeno brinquedo de madeira pode ajudar uma criança pequena a tornar-se uma pessoa que valoriza o mundo ao seu redor, então temos feito nosso trabalho com orgulho!


2. Como a PlanToys cumpre sua missão de criar “Better Kids, Better World”?

A missão da PlanToys é definida pelo seu Caminho Sustentável, que engloba os três pilares do seu modelo de negócios.
Material Sustentável
Produção Sustentável
Mente sustentável
Com estes três pilares, a PlanToys esforça - se para criar as crianças para um mundo melhor:
Material Sustentável: Garantimos o uso de Recursos Naturais sustentáveis e criamos resíduos mínimos de zero em todo o nosso processo de produção.
Fabricação Sustentável Fabricamos Brinquedos infantis com amor, usando processos ecológicos em cada etapa da produção.
Mente Sustentável: fazemos tudo para retribuir à sociedade e ao meio ambiente por meio de campanhas ambientais e educacionais que ajudam a tornar o Mundo um lugar melhor para todos.


3- Porque os Pais devem optar por PlanToys invés de outras marcas?

Acreditamos que existem 3 fortes razões:
• Somos apaixonados pela segurança infantil.
• Prestamos muita atenção aos padrões de segurança associados ao nosso processo de produção. Todos os nossos materiais não são tóxicos e são amigos do ambiente, pelo que os Pais podem deixar os seus filhos brincar sem preocupações.
• Ajudamos as crianças a aprenderem enquanto brincam. Cada Pai deseja ver o seu filho crescer e desenvolver-se com sucesso. Acreditamos que o jogo criativo e educativo pode ajudá-los a fazer isso! Ao brincar com nossos brinquedos educativos, as crianças aprendem e evoluem em quase todas as formas.

Preocupamo-nos profundamente com o meio Ambiente. Acreditamos que um ambiente de qualidade dará origem à qualidade das pessoas. Na PlanToys usamos cores à base de água que são livres de produtos químicos, cola E-Zero que não contém formaldeído, e maximizamos a utilização de recursos aproveitando a serragem para criar um material sustentável exclusivo chamado PlanWood.

Estes exemplos de nosso Caminho Sustentável protegem a Mãe Natureza e aproximam as crianças da Natureza.


4. Como os Produtos PlanToys são projetados?

Em primeiro lugar, os nossos Brinquedos são projetados em conjunto com Especialistas em desenvolvimento infantil para determinar a adequação da idade de cada brinquedo juntamente com seu potencial de ajuda ao desenvolvimento.

Em seguida, avançamos com princípios de eco-design que ajudam a antecipar e minimizar os impactos ambientais negativos da produção (isso inclui aspetos como materiais sustentáveis e práticas de produção verdes).

Como resultado, os pais podem ter certeza de que os Brinquedos da PlanToys são seguros para as suas crianças e feitos intencionalmente da mais alta qualidade.


5 - O que faz da PlanToys uma marca única?

Acreditamos que o que mais nos diferencia das outras marcas é a atenção aos detalhes.

Famílias em todo o mundo podem ver e sentir a qualidade de nossos Brinquedos, ao mesmo tempo que se sentem bem com a paixão por trás da nossa missão sustentável.

• Materiais de Primeira Qualidade e Recursos selecionados intencionalmente resultam em Brinquedos de qualidade que não prejudicam o meio ambiente.

• Projetos simples tornam os nossos Brinquedos clássicos, duráveis e intemporais.

• Usamos tintas não tóxicas à base de água que mantêm a textura dos nossos brinquedos de madeira - mantendo-os o mais próximo possível de sua natureza original.

• Materiais de primeira qualidade resultam em brinquedos de qualidade que não prejudicam o meio ambiente.


6 - A PlanToys corta Árvores para produzir Brinquedos?

Nunca cortámos uma única árvore propositadamente para a produção de Brinquedos!

Em vez disso, acrescentamos valor à Árvore da Borracha usando-as no seu potencial Máximo:
Normalmente, quando a Árvore da Borracha não produz mais látex, ela é cortada e queimada.
Aqui é onde nós entramos! Aproveitamos essas Árvores e usamos as Árvores para os nossos brinquedos de madeira.
Em 1981, a PlanToys tornou - se a primeira empresa a fazê-lo.


7 - A PlanToys vende Brinquedos Montessori?

Os Nossos Brinquedos não são marcados como “brinquedos Montessori”, mas projetamos e fabricamos os nossos brinquedos com o método Montessori em mente. Como fabricantes de brinquedos inspirados em Montessori, acreditamos que as crianças devem ter a liberdade de se autodirigir enquanto brincam – usando a sua criatividade, imaginação e corpo para se expressar. Isso dá às crianças a liberdade de aprender e se desenvolver ao mesmo tempo que cometem erros, resolvem problemas e aprendem ao longo do caminho.


8 - Qual é o propósito das normas de segurança ASTM e EN71?

Desde 1982, todos os produtos PlanToys excederam os padrões de segurança internacionais - incluindo ASTM (EUA) e EN71 (Europa) - para garantir que nossos brinquedos sejam seguros para as crianças de todo o mundo.


9 - As Crianças podem colocar os Brinquedos da Plan Toys na boca?

Na PlanToys, criamos Brinquedos com designs exclusivos e sempre mantendo o Meio Ambiente em mente. Também somos apaixonados pela segurança infantil e continuamos a exceder os requisitos dos padrões de segurança. Porque sabemos que as crianças gostam de colocar brinquedos na boca, usamos pigmentos e materiais que são seguros em contacto com a boca das crianças.

Como por exemplo, cores seguras à base de água e pigmentos orgânicos em produtos PlanWood e uma cola não tóxica chamada cola E-Zero.


10 - A cola utilizada no Planwood é Toxica?

Embora usemos cola no processo de Produção da PlanWood, o processo de extrusão com calor resulta na evaporação completa dos perigosos voláteis contaminados com cola. Isso torna os produtos PlanWood totalmente livres de produtos químicos. As crianças podem brincar com os brinquedos PlanWood sem nenhuma preocupação.


11 - Os Brinquedos da PlanToys são biodegradáveis?

Como os Brinquedos do PlanToys são feitos da madeira da Árvores da Borracha, eles são basicamente biodegradáveis. Embora demore muitos anos, para um brinquedo de madeira se decompor, é o processo natural! Usamos corantes não tóxicos e zero produtos químicos.

No entanto, pequenas partes em alguns de nossos brinquedos são feitas de metal ou plástico para garantir a durabilidade do brinquedo. Essas peças não são biodegradáveis, mas podem ser recicladas. Ainda estamos à procura de materiais melhores para substituir essas pequenas peças de metal e plástico.


12 – Porque é que a PlanToys inclui um ícone de pegada de carbono na sua embalagem?

A nossa Paixão pela Sustentabilidade é algo sobre o qual gostamos de ser transparentes e expressivos. É por isso que calculamos a nossa pegada de carbono e a compartilhamos em cada embalagem da PlanToys!

Ao reduzir a quantidade de gás de efeito estufa produzida durante a produção de brinquedos, responsabilizamo-nos pelas nossas operações de negócios sustentáveis e métodos de produção ecologicamente corretos. Compartilhar fatos da empresa, como nossa pegada de carbono, com os clientes é um esforço para inspirá-los a viver de forma sustentável também!


13 - Porque é que a nova caixa da Plan Toys é diferente da antiga?

Além do ícone da pegada de carbono que especifica a quantidade de gás de efeito estufa que é liberado no nosso processo de produção, a colocação do produto agora está mais organizada dentro de cada caixa da PlanToys.

Descobrirá que agora existem divisórias entre as peças para que cada parte possa caber dentro de forma adequada. Também examinámos mais profundamente o nosso uso de papel. Para reduzir o desperdício, agora utilizamos papel de caixas de embalagens antigas que não foram fabricadas e utilizamos em novas embalagens.


14 - A PlanToys usa energia renovável na fábrica?

Tentamos usar energia limpa alternativa sempre que possível. Biomassa sólida (como pedaços de madeira excedentes da produção) é queimada para produzir um biocombustível que produz o calor que usamos no fabrico da PlanWood. Aproveitamos também a energia solar e os resíduos alimentares da fábrica para a produção de biogás - uma energia renovável utilizada para cozinhar na nossa cantina.


15 - De onde a PlanToys obtém os seus materiais?

73% dos materiais que usamos para produzir os nossos Brinquedos são retirados de um raio de 30 quilômetros ao redor da nossa fábrica na província de Trang, no sul da Tailândia. Obtemos materiais de áreas próximas para reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono do transporte.


16 - Os Brinquedos da PlanToys são livres de plástico?

As peças de plástico recicláveis são usadas em menos de 10% do tempo durante a produção de brinquedos. E, quando isso acontece, é porque algumas partes são muito melhores com plástico do que com madeira. Por exemplo, rodas de borracha são usadas em alguns brinquedos porque são mais duráveis e transparentes do que a madeira, e lâminas de acrílico são usadas nos nossos blocos de água porque são transparentes e permitem que as crianças vejam as cores da água dentro. Acreditamos que usar plástico para melhorar a funcionalidade de um brinquedo é apropriado e não vai contra nossa missão sustentável. Afinal, cada etapa do design e produção dos brinquedos da PlanToys é feita de maneira intencional, cuidadosa e segura.


17 - O que acontece com as sobras de materiais e resíduos na fábrica?

Valorizamos profundamente os recursos naturais que usamos em toda a produção, por isso não permitimos que os recursos restantes sejam desperdiçados.

Usamos serragem dos desperdícios da madeira para criar a PlanWood enquanto peças maiores são usadas como combustível para produzir energia térmica para a produção na nossa fábrica. E até os resíduos alimentares do refeitório são usados para fazer biogás e alimentar o composto da nossa empresa. Além disso, adotamos medidas para reduzir o uso de espuma e plásticos descartáveis. Os utensílios que usamos na nossa cafetaria e cooperativa são todos reutilizáveis; e recentemente distribuímos garrafas de água portáteis e sacolas para apoiar os funcionários nos seus estilos de vida sustentáveis.


18 - Como contribui a PlanToys para a comunidade?

Ao comprar árvores de plantações próximas, a PlanToys apoia diretamente a economia local na província de Trang. Além disso, contratamos moradores para nos ajudar a completar algumas das características dos nossos Brinquedos - como ajudar na produção das roupas de bonecas, por exemplo. Regularmente, realizamos atividades voluntárias para recolher lixo e manter os bairros vizinhos limpos. Em cooperação com o distrito de Yan Ta Khao e com a polícia local, essas atividades são reforçadas e incentivadas em toda a comunidade - convidando moradores e outros membros da comunidade a participarem e a se juntarem aos nossos esforços. Reconhecemos que essas ações podem parecer pequenas ou simples, mas acreditamos que, com o tempo, causam muito impacto com o meio ambiente e a comunidade!


19 - O que a PlanToys faz para garantir a satisfação dos funcionários?

Acreditamos que a felicidade dos nossos funcionários faz parte da nossa responsabilidade. Afinal, eles são uma família!

Ajudamos os nossos colaboradores, implementando o uso de materiais livres de produtos químicos, praticando métodos de produção mais seguros. Oferecemos ajuda através de uma cooperativa de crédito, criando mais oportunidades de emprego através de uma loja cooperativa ou incentivamos os colaboradores no seu bem-estar financeiro e mental.

Fazemos tudo isto internamente de forma a ajudar os nossos colaboradores e aumentar a sua qualidade de vida.

Assim sendo, desenvolvemos várias atividades para nutrir o corpo e a mente dos nossos colaboradores - incluindo a plantação de arroz, cultivo de vegetais e jardinagem para o consumo de alimentos limpos e nutritivos.

Isso ajuda a aumentar a conscientização sobre o valor dos recursos na nossa comunidade, ao mesmo tempo que apoia uma vida sustentável, através de um espaço de cultivo partilhado.

Ao apoiar os nossos colaboradores na sua saúde, sabemos que podemos desempenhar um papel na sua felicidade; e, no final das contas, é isso que mais nos preocupa. Pessoas felizes levam a famílias e filhos felizes, o que resulta num mundo mais feliz e saudável.


20 - A PlanToys tem brinquedos para crianças com necessidades especiais?

Vivemos numa sociedade diversificada que abrange uma variedade de personalidades, interesses, hobbies e pontos fortes. Por isso, produzimos brinquedos que estimulam TODAS as crianças a aprender e a se desenvolver de diversas formas.

Em colaboração com Lowe Thailand e mães de crianças com necessidades especiais, a PlanToys projetou e produziu uma série de brinquedos para ajudar a melhorar o desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral, autismo e deficiência visual. Posteriormente, lançámos o “Build-a-Robot” para atender especificamente às necessidades de crianças com autismo. O robô convida as crianças a explorar as suas emoções por meio do desenvolvimento sensorial e da prática de comunicação. Este brinquedo ainda está à venda hoje.


21 - A PlanToys tem projetos especiais dedicados à sua missão de “Better Kids, Better World”?

Em 2018, fizemos uma parceria com a Kromkommer, uma empresa social holandesa, para lançar o conjunto Wonky Fruit & Vegetables na esperança de que pudéssemos ajudar as crianças a entender melhor a importância do consumo consciente e da minimização do desperdício de alimentos.

Para cada conjunto de frutas e vegetais Wonky adquirido, € 1 é entregue à Kromkommer pela participação em atividades relacionadas com desperdício de alimentos. Este ano, distribuiremos um total de € 3.014 (US $ 3.684)!

Com este projecto “Wonky Fruit & Vegetables”, a Plan Toys pretende alertar para os milhões de toneladas de frutos e vegetais saudáveis e em perfeita qualidade, que todos os dias são deitados ao lixo, unicamente porque não estão esteticamente perfeitos para irem para as prateleiras dos supermercados.


A Dream Toys é o representante e o Distribuidor exclusivo da Plan Toys para Portugal.